Fábrica própria SP/BRASIL

Riscos na movimentação de container

Riscos na movimentação de container

Alguns riscos na movimentação de container que representam preocupações significativas no processo de transporte de cargas.

Tendo em vista que o transporte marítimo é muito utilizado para a entrega de grandes quantidades de produtos ou de lotes vindos de outros países, é preciso investir em formas de mitigar os riscos.

Saiba quais são os riscos e como evitá-los.

Para que serve o transporte de container

O transporte de container é fundamental para movimentar cargas até chegar ao seu destino.

Além de viabilizar o transporte de uma grande quantidade de produtos, o container também é muito resistente e promove proteção em todas as etapas do trajeto, mas, para isso, é preciso garantir uma amarração adequada.

Os containers também facilitam o trabalho de quem atua nos portos fazendo a fiscalização e a inspeção de mercadorias.

Riscos na movimentação de container

Os principais riscos na movimentação de container envolvem danos e avarias às embalagens e superfícies.

Esses riscos afetam toda a cadeia logística de movimentação de containers e preocupam tanto empresas quanto clientes.

Por isso, a principal recomendação para mitigar riscos é utilizar métodos seguros de amarração de cargas, para evitar que haja deslocamentos dentro do container durante o trajeto.

Importante: os cuidados para mitigar os riscos na movimentação de container são um dos pilares para um transporte seguro e promovem diversos benefícios às transportadoras e aos clientes.

Ao identificar qual tipo de amarração melhor atende às necessidades do transporte de container, a empresa ganha em termos de eficiência, agilidade e economia.

Como promover a segurança na movimentação do container

Veja como promover a segurança e mitigar riscos na movimentação de container.

Invista em treinamento da equipe de operação

O primeiro passo para promover mais segurança no transporte de container é ter uma equipe bem-treinada.

Profissionais aptos a trabalhar com cargas portuárias sabem como utilizar equipamentos de proteção individual, evitar acidentes de trabalho e danos às mercadorias.

Tendo em vista que é preciso fazer uma amarração adequada, para que não haja espaço para choque entre as cargas, implementar os treinamentos operacionais é um hábito que deve ser levado a sério.

Assim, é possível:

  • Otimizar o aproveitamento do espaço do container para equipar as cargas;
  • Preservar a integridade física das cargas;
  • Facilitar os processos de carga e descarga.

Tenha parceria com uma transportadora especializada

A movimentação de container é um processo complexo que, muitas vezes, envolve o comércio internacional.

Por isso, é fundamental promover parcerias com transportadoras que realmente tenham experiência no assunto e já trabalham com importação e exportação de mercadorias.

Esse cuidado é importante para que sejam seguidas todas as normas e boas práticas pertinentes à movimentação e ao transporte de containers, aumentando o nível de confiabilidade do processo.

Use cinta de amarração adequada para mitigar riscos na movimentação de container

O uso de cinta de amarração garante fatores de segurança que são muito importantes para mitigar riscos na movimentação de container.

A cinta é resistente a fatores externos como sol, chuva e produtos químicos. Além disso, é maleável e ajuda a evitar danos e avarias às embalagens.

Aqui, na Polifitema, você encontra diferentes modelos de cintas para amarração, movimentação e içamento de cargas.

A Polifitema tem quase 30 anos de experiência no ramo de equipamentos de segurança e fornece cintas conforme as normas regulamentadoras e as normas ABNT. Confira o amplo catálogo de opções e entre em contato, para fazer um orçamento.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×